Quem Somos

BREVE HISTÓRICO
           
Fundamentada na Filosofia Maçônica que prioriza o homem como elemento útil e atuante na sociedade, a Loja Maçônica Acácia de Jacundá – nº 49, em meados de 1992, após várias reuniões e discussões entre seus membros, objetivou a criação de uma instituição educacional que priorizasse a Educação Infantil com o objetivo de atender prioritariamente crianças de baixa renda.
A construção das instalações físicas foi possível mediante eventos promovidos pela Loja Maçônica e Damas da Fraternidade, merecendo destaque para jantares, bingos, chás, almoços e outros. Nesta proposta viu-se a necessidade de buscar parcerias que ajudasse viabilizar o atendimento inicial de 250 crianças.  Para tanto foi necessário criar uma associação de caráter filantrópico para dar sustentação legal a instituição quanto a assinatura de convênios. Surge então a AME – Associação Municipal de Educação composta por membros da Loja Maçônica – conforme publicado no Diário Oficial do dia 05 de outubro de 1993, Reg. nº 10.022344, sendo a primeira diretoria composta dos seguintes membros: Presidente: Francisco de Oliveira; Vice-presidente: Adalto Ferreira Nunes; Conselho Deliberativo: Manoel Messias da Silva, Adevaldo Peixoto de Oliveira, Almir Alves Cardoso, Valdeir Cerqueira dos Santos e Alberto dos Reis Costa; Conselho Fiscal: Airton Davi Gomes, José Raimundo Nunes e Roberto Caldeira Guerra.
Esta instituição educacional foi denominada Escola Jardim das Acácias, cujo nome foi pensado por entender que a junção dos termos “Jardim” (que referencia a educação inicial para crianças) e “Acácia” (árvore que na filosofia Maçônica simboliza inocência, iniciação e a imortalidade da alma), representariam os objetivos da Entidade Maçônica.
Assim a Escola Jardim das Acácias fundada em 05 de outubro de 1993, inicia suas atividades letivas em 18 de abril de 1994. Tendo como diretora: Ilza de Fátima Ferreira Oliveira; Secretário: Adalto Ferreira Nunes; Equipe docente: Adecy Ramos de Oliveira, Eva Lúcia Pereira Magalhães, Genilse Brito Ribeiro, Janivalda Maria Leite Nunes, Jeane Pereira Leal, Leila Cossioli, Lindaura Cezarina e Vera Márcia Paniago Oliveira; Equipe de apoio: Ana Maria Silva Carvalho, Ana Rodrigues Leal, Conceição Leal Nunes Ferraz, Geralda Ferreira de Jesus Norato e os Vigias: Antonio Alves de Brito e Antonio Vieira Carneiro.
Faz-se importante registrar que a Escola Jardim das Acácias, já inicia suas atividades celebrando um convênio com a SEDUC, a qual se responsabilizou pela contratação do quadro de servidores.
Em agosto de 1996, com o aumento da demanda da clientela de Educação Infantil e mediante o compromisso da Entidade em dar continuidade a sua proposta de trabalho e ampliar esse atendimento, surgiu então a necessidade de buscar mais parcerias. Desta vez, a Entidade já registrada no CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) conforme Resolução nº 114, de 18 de julho de 1997, processo nº 44006.001466/96-54, assina um convênio com a SETEPS – Secretaria de Estado Promoção Social, que após visita às instalações da instituição, supervisão técnica e relatórios comprobatórios e comprovar in loco, que as atividades desenvolvidas pela instituição atendia aos parâmetros exigidos ao atendimento a primeira infância, aprovou e assinou o Projeto de Convênio nº 170/96, o qual se comprometia com uma parcela mensal destinado a complementação dos recursos para o atendimento a 350 crianças.
Em 1998 com a Municipalização da Educação Infantil e Ensino Fundamental no município de Jacundá a AME  celebra convênio com a Prefeitura Municipal de Jacundá, que  a partir desta data passa a responsabilizar pela contratação e pagamento do quadro de servidores. 
Comprometida em realizar um trabalho social significativo no município de Jacundá, a Loja Maçônica continua mantendo a Escola R.C. de Educação Infantil Jardim das Acácias, autorizada pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) conforme Resolução nº 068 de 14 de fevereiro de 2002, Processo nº 1162/00-CCE e Parecer nº 051/02-CCE e hoje, já reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação de Jacundá.
Atualmente, a Escola R. C. de Educação Infantil Jardim das Acácias, com estrutura física ampliada e com instalações físicas melhoradas, atende adequadamente a 309 crianças do bairro local e de outros adjacentes em dois turnos: matutino e vespertino e percebe-se pela grande demanda pelas vagas ofertadas, que a instituição tem alcançado seus objetivos e atendido as expectativas da comunidade escolar.
Nessa caminhada vale ressaltar também, outras parcerias que muito tem contribuído com a proposta educativa da Entidade Maçônica, como o Projeto “Família Como Te Quero” (Pais voluntários que colaboram com as atividades cotidianas da escola freqüentemente) e toda sociedade jacundaense que prontamente atende as nossas convocações de uma forma bastante significativa, tanto prestando serviços e/ou participando dos eventos promovidos pela entidade mantenedora, que são fundamentais para a manutenção dessa Instituição Educacional. 

FILOSOFIA
Educar para uma vida pautada nos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade, garantindo o direito a condições dignas ao conhecimento e a cidadania.

MISSÃO
Promover uma educação alicerçada na concepção de criança cidadã, garantindo ensino e aprendizagens fundamentais para a formação de cidadãos capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

VISÃO
Ser uma Escola alegre e feliz, com a cara da criança cidadã.

LINHA PEDAGÓGICA
Construtivismo sócio-interacionista, defendido por mestres como Piaget, Vygotsky, Wallon e outros que consideram que a escola deve promover a aprendizagem construída e não transmitida, desenvolver nas crianças a capacidade de aprender a aprender, instigar a curiosidade da criança, promover a interação e atividades lúdicas, prazerosas que possibilite o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário